GESTÃO DAS ARTES E LEIS DE INCENTIVO À CULTURA

O crescente espaço da Cultura na nossa economia, a consequente necessidade de profissionalização para atuar neste mercado cada vez mais exigente e a dificuldade de artistas e técnicos em artes de concretizarem seus trabalhos/projetos, levam pessoas do setor, a buscarem capacitação e atualização.
Atendendo a essa demanda, a Alternativa Cultura oferece este Curso visando capacitar na gestão de projetos culturais incentivados pelas leis federal, estadual e municipal do Rio de Janeiro, da elaboração do projeto à prestação de contas, com metodologia colaborativa que visa o compartilhamento do saber.

Produtores, artistas, estudantes, técnicos e gestores das artes e de setores culturais de empresas e instituições com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas, das áreas de dança, teatro, circo, música, mímica, ópera, artes visuais, literatura e outras manifestações culturais. Não é necessário nível superior.

GRAÇA GOMES é produtora e gestora cultural desde 1978; Consultora em projetos culturais incentivados; Especialista em Educação à Distância; Graduada em Sistemas de Informação; Diretora de projetos da Alternativa Cultura e do Instituto Cultural Rose Marie Muraro - ICRM; Professora da pós-graduação MBA em Dança – Da gestão ao aplauso, em Curitiba, BH, SP, POA, desde 2010; Professora de cursos livres presenciais e à distância desde 2006. Parecerista da Lei Rouanet em artes cênicas e música de 2010 a 2014. Produziu espetáculos com Deborah Colker, Jorge Fernando, Bia Lessa, José Wilker, Mauro Rasi, Diogo Vilella, Joãozinho Trinta, entre outros. Direção e agenda do Teatro Rival (Nei Matogrosso, Beth Carvalho, Elza Soares, Leni Andrade, Roupa Nova e Zélia Duncan, entre outros). Constam em seu currículo seis peças teatrais premiadas na categoria Produção.

Módulo 1 – Elaboração de projetos – 3 aulas

  1. Produção cultural;
  2. A ideia e os direitos autorais;
  3. Equipe e o público alvo;
  4. Tipos de proponentes/empresas;

Módulo 2 – Elaboração de projetos – 5 aulas

  1. Elaboração de projetos para leis e editais;
  2. Workshop de orçamento;

Módulo 3 – Leis de Incentivo – 4 aulas

  1. Princípios da Lei Rouanet;
  2. Como inserir projetos no Novo Salic;
  3. Lei do ICMS-RJ;
  4. Lei do ISS-Rio de Janeiro;

Módulo 4 – Gestão de projetos – 4 aulas

  1. Planejando a captação de recursos;
  2. Pitching;
  3. Gestão de projetos;
  4. Prestação de Contas.

OBS: Os conteúdos estão atualizados com a legislação vigente.

Módulo: R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) por módulo.
Curso completo: R$1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) à vista.

Ex-alunos da Alternativa Cultura tem 20% de desconto em todas as mensalidades.

Os alunos deverão elaborar um projeto no Módulo 2, com a consultoria e acompanhamento da professora. Receberão convite para grupo online exclusivo, com acesso a apostilas, planilhas e conteúdos atualizados das Leis de Incentivo à Cultura, entre outros conteúdos facilitadores.