Currículo Graça Gomes:


Especialista em Educação à Distância pelo SENAC; graduada em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Carioca. 

Empresária, consultora, produtora cultural, produtora executiva, diretora de produção, administradora, instrutora e tutora, Graça Gomes trabalha na área cultural desde 1978. 

Sócia fundadora, produtora, gestora e desenvolvedora de projetos culturais para as empresas Alternativa Produções Culturais que atua no mercado cultural desde 1998 e Gêmeos Produções Artísticas Ltda. de 1981 até 1997.

Criou, produziu e administrou espaços culturais, eventos e bens culturais nas áreas de música, teatro, ópera, circo, dança, artes plásticas e contemporânea, vídeos, filmes. Entre as mais de sessenta peças de teatro que produziu, seis receberam premiações na categoria Produção nos Prêmios Shell, Troféu Mambembe e Prêmio Coca-Cola.

Analista e programadora de sistemas desde 1970 e produtora web desde 1998, criou inúmeros sites. O site Soccer News (1998/2000) idealizado e produzido por Graça Gomes e Elpidio Duarte recebeu entre outros prêmios a indicação dos cinco melhores sites sobre futebol e dos 100 melhores sites de todas as categorias pela Folha de São Paulo em 2000.

Coordenadora, instrutora e tutora dos cursos a distância e presenciais de Produção e Gestão Cultural oferecidos pela Alternativa Cultura; presta consultoria, elabora projetos e realiza a prestação de contas para diversos artistas, empresas e instituições culturais.

Coordenadora de projetos, cursos e oficinas do Instituto Cultural Austregésilo de Athayde de 2006 a 2009. Realizou com os alunos dos seus cursos a inauguração oficial do Centro Cultural Casarão de Austregésilo de Athayde em 2008.

Gerente de Comunicação e Eventos do Centro Universitário Carioca em 2004, planejou e desenvolveu o projeto para a realização de campanha de incentivo à leitura, onde foram arrecadados e distribuídos mais de 60.000 livros, com parceria do VIVARIO, criando bibliotecas comunitárias.

Idealizou, produziu e foi instrutora e coordenadora das oficinas e do projeto "Praça da Leitura" realizado de 2002 até os dias de hoje em comunidades como Complexo da Maré e Cidade de Deus. A convite de Antonio Olinto, o projeto foi o stand da Secretaria Municipal de Cultura/RJ na XI Bienal Internacional do Livro; participou do aniversário da Cidade do Rio, da re-inauguração do Jardim de Alah em 2003 e do evento Paixão de Ler em 2004. Atingiu um público de cerca de 40.000 jovens que criaram cerca de 20.000 "livros". Em parceria com a LAMSA realizou campanha de doação de livros para criar e incrementar bibliotecas em cerca de 60 comunidades visitadas pelo projeto. 



Produtora do Clube da Cultura, entidade representativa de diversas instituições culturais do Rio de Janeiro, produziu evento oficial da Cidade, comemorativo do MÊS DA CULTURA em 2000, 2001, 2003, e 2005; e ainda METRO CULTURAL; Expo-Interativa: Ciência para Todos; Rio Trajetórias-Ações Transculturais.

Programou e produziu o Projeto Fim de Semana no Centro, realizado pela Prefeitura do Rio na Praça XV de Novembro e adjacências de 1999 a 2001; Diretora de Produção da remontagem da Caravana Petrobras da Cultura em 2000.

Coordenadora de Eventos do Botafogo de Futebol e Regatas de 98 a 99, realizou diversas produções culturais com Beth Carvalho, Walter Alfaiate, Aldir Blanc, Nelson Sargento, Moacyr Luz, As Marias da Graça, Grupo Off-Sina, Deo Rian, Daniela Spielmann, Sargenteli e Jamelão. Fez a produção e curadoria de exposições temáticas sobre futebol que viajaram por outros estados brasileiros.

Produtora executiva e assistente de direção do programa Imagens da História-II da Mapa Filmes e TV E, direção Zelito Viana e Marco Simas. Assistente de direção de Wilson Rocha no programa Biblincando na TVE. Captou recursos para o filme Villa-Lobos de Zelito Viana.

Produziu o espetáculo e roteiro de viagens de Velox, da Cia. de Dança Deborah Colker, espetáculo que projetou a Cia. no Brasil e em outros países, em 95 e 96.

Diretora Artística do Teatro Rival em 94 e 95, produziu e programou shows de Hermeto Paschoal, Nei Matogrosso, Rafael Rabello, Beth Carvalho, Zélia Duncan, Alcione, Leni Andrade, Elza Soares, Eduardo Dusek, entre outros. 

Diretora Artística e produtora do Café Laranjeiras e do Café João Saldanha na Sala Cecília Meireles em 93 e 94, curou exposições e programou shows com Nivaldo Ornellas, Délia Fischer, Macalé, Cristina Braga, Marcos Sacramento, Monique Aragão, Davi Ganc, Jorge Mautner, Tim Rescala, Henrique Cazes, Leandro Braga, Ciro Pessoa, Jorge Salomão, entre outros.

Responsável pela produção dos cenários da Missa dos Quilombos de Milton Nascimento, Pedro Casaldáglia e Pedro Tierra, nos Arcos da Lapa, nos 100 Anos de Abolição da Escravidão, com cerca de 400 artistas e um público de 30.000 pessoas em maio de 1988. 

Produziu mais de 40 espetáculos teatrais entre 1978 e 1993 com direção de Jorge Fernando, Bia Lessa, Tonio Carvalho, Paulo Reis, Oswaldo Loureiro, Cláudio Cavalcanti, Lauro Góes, Enrique Diaz, Eliana Fonseca, Aimar Labaki, Anselmo Vasconcelos, Eduardo Tolentino, Thais Balloni, Fernando Berditch, Jorge Crespo, Richard Riguetti, Tonico Pereira, Joãozinho Trinta e João das Neves entre outros.

Maio-2012